Networking

O que é?

Não estamos a falar de uma lista de contactos, onde temos o contacto telefónico, e-mail e nomes de pessoas, na verdade, ter em posse tal lista detém zero poder ou influência.

Podemos ver pela quantidade de mensagens que nos aparece no Linkedin para comprarmos isto ou aquilo ou para ingressar num seminário.

Certamente que já viveram algo semelhante na vossa vida ou até mesmo estando do outro lado praticamente em “cold calling”.

Situações tão pitorescas como as pessoas usaram o nosso contacto apenas porque necessitavam de nós.

Um networking é uma estrutura bem forte de relacionamento, pois são aqueles contactos chave com quem trocamos vivências, informações, conhecimento e energia.

É praticamente como criar uma ou várias sociedades que se cruzam num ponto estratégicos – Nós.

O Networking é um motor de oportunidades recíprocas, por isso deve ser alimentado de forma continua.

Cada conversa é uma oportunidade para expandir a sua rede de contactos e de relacionamentos, posto isto não pode esperar que as mesmas apareçam, como tal é necessário criar essas oportunidades.

Como?

Participe em eventos, feiras, meet ups, fóruns de discussão, interações em redes sociais, no ginásio, com os seus vizinhos, no seu café . . . o que não falta são oportunidades.

No entanto não esquecer que contactos sem relacionamento são apenas isso: Contactos. Ter o e-mail de um comprador, de um CEO, de um candidato, de um possível cliente em nada vai ajudar se a pessoa nem ler a mensagem quando a receber.

Imaginem o seguinte cenário, onde uma pessoa vai a um evento específico do seu sector, distribuir 100 cartões de visita e outra pessoa onde sem cartões de visita fala com as pessoas. Fala muito menos que no primeiro cenário pelo tempo que investiu, no entanto percebe as suas necessidades e o que podem fazer para se entreajudar. Qual dos cenários parece ser mais promissor?

Está claro que no segundo cenário começámos a estabelecer uma relação e vamos certamente ser lembrados, o que no primeiro caso será aquele cartão que às vezes pegamos sem nos lembrar de quando nem porquê (e tantos que temos assim não é verdade? Às vezes perdidos durante meses num bolso de um casaco).

Não se trata de fazer um network massivo, mas de qualidade.

Mentor Consulting

Ninguém vai construir um relacionamento ou comprar um projecto baseado apenas num cartão que recebeu num evento.

Como comentado algumas vezes, o segredo do networking é a partilha, logo há uma premissa que tem de acontecer: manter os outros constantemente atualizados e conscientes do que nós estamos a fazer e qual o nosso caminho, para que nos possam conectar com as oportunidades certas.

Não podemos assumir que as outras pessoas o sabem, por isso é preciso comunicar.

Estratégias para networking:

  • Crie conteúdo.

Compartilhar conteúdo publicamente faz com que pouco a pouco as pessoas vejam o seu negócio ou a si como alguém que domina certo assunto, para tal o conteúdo tem de estar relacionado com o campo de trabalho para fazer este efeito desejado.

Não sabe como? Peça-nos ajuda.

  • Participar em eventos, congressos e reuniões.
  • Seja presente e participativo, pois em qualquer interação nos meios que frequenta será apenas um mero elemento decorativo da sala.
  • Divulgar projectos e ideias nas redes sociais, espere e perceba o feedback das pessoas.
  • “Goste” ou comente publicações de outras pessoas, próximas e não próximas, desta forma irá lembrar as pessoas que têm interesses comuns.
  • Seja colaborativo quando as pessoas solicitam apoio na sua rede, a troca de favores será de ambas as partes.
  • Diga mais vezes Sim a convites, quem não aparece é esquecido.
  • Respeite a sua concorrência, por isso não fale mal deles. Não é o caminho a seguir e a vida dá muitas voltas, podem acabar por necessitar da ajuda deles.
  • Anote os contactos das pessoas e comunique com as mesmas com alguma regularidade e não apenas quando precisam delas.
  • Comunique bastante nas suas redes sociais.

Se quiser saber mais sobre networking pode consultar o artigo da Bianca Miller Cole na Forbes sobre as 10 razões porque é que o networking é fundamental para a sua carreira.

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