Ouvir mais e falar menos

Ouvir mais e falar menos

Um dos segredos da vida mas especialmente no mundo dos negócios/construir uma carreira é o saber ouvir mais e falar menos.

Saber ouvir é uma virtude que nos ajuda a tomar decisões:

  • mais firmes
  • melhor direcionadas para o nosso objectivo.

Por isso, é sempre mais fácil tomarmos uma decisão sabendo o que o outro lado pensa antes de nos manifestarmos. Desta forma, a melhor maneira de ter essa informação é fazendo perguntas abertas e recolhermos a informação necessária.

Contudo, a maioria das pessoas fala mais do que ouve e sente automaticamente dificuldade em conciliar opiniões ou até mesmo conseguir o apoio nos seus projectos.

Por isso, no momento de se vender uma ideia ou defender um ponto de vista, aí sim é altura de falar. No entanto, com o cuidado para não nos empolgarmos acabando por cair no erro referenciado por este artigo.

Dica

Idealmente, qualquer negociação (tudo na vida é uma negociação), deve seguir uma regra de 20/80 ou 30/70 – falar pouco e ouvir para recolher o máximo de informação possível. Tente introduzir pausas durante o seu discurso, perceberá que há muitas vantagens neste sentido – dando oportunidade para perceber o comportamento do seu interlocutor, as suas reações e a sua fala.

Desta forma, as suas ideias serão apresentadas com uma taxa maior de sucesso.

Se quiser ler mais sobre este tema sugerimos um artigo do The New York Times, onde um agente da CIA ensina alguns truques que usa na sua profissão.

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