
Compare-se apenas consigo, não com outros
Se pensar em 5 ídolos/role models em termos de negócios ou empreendedores, muito provavelmente atingiram todo o seu reconhecimento em alturas distintas das suas vidas.
No entanto um dos erros que pode atrapalhar completamente o nosso caminho profissional é o risco de nos compararmos com outras empresas/pessoas.
Usar os outros como base de comparação para o nosso desempenho será muito limitador e adicionalmente muito frustrante a médio/longo prazo.
Quer saber se está a evoluir ou a estagnar?
É muito simples. Basta compare-se a si mesmo em períodos diferentes.
(poderá haver fatores externo que podem influenciar esta comparação)
- Como está hoje e como estava o ano passado?
- Houve evolução?
Estas são as questões que tem que fazer a si próprio tanto na parte pessoal como na parte profissional. A comparação entre determinados períodos é frequentemente usada nos negócios, por exemplo as vendas deste mês vs. as vendas do mês passado.
No entanto não nos fiquemos por aqui e compare a sua performance numa reunião.
- Como foi o seu desempenho?
- Os seus argumentos e aproveitamento da mesma?
Só com estas comparações vai perceber se está a evoluir ou se está a estagnar, por isso não olhe para quem tem ao lado para fazer comparações pois está a perder o seu tempo em vez de estar focado em evoluir. Por isso faça já hoje uma mudança na sua vida a todos os níveis e questione-se: está a evoluir?
Desta forma e com o objectivo de obter melhorias em diversas áreas da vida é fundamental que ponha em prática este exercício de comparação consigo.
Se pretender aprofundar mais este tema deixamos aqui um artigo da Forbes que dá dicas para parar deixar de se comparar aos outros.
